Esse mês vamos abordar um assunto que interessa a muitos empresários: o Compliance Empresarial. Muita gente ainda tem dúvidas de como funciona e queremos explicar para esclarecer tudo o que você precisa saber.

A palavra compliance vem do inglês comply,  que traduzindo quer dizer que deve-se agir de acordo com uma regra ou um pedido, ou seja, compliance significa agir dentro das leis e regulamentos internos.

O princípio do compliance é ajudar a alta administração das corporações a fazer o gerenciamento efetivo do risco de compliance.

Dentro das responsabilidades específicas do compliance podemos destacar:

– Orientação e educação:
Auxiliar a direção da empresa na educação e orientação dos profissionais no que se refere à questões de conformidades. Manuais de política e procedimentos devem ser criados e aplicados adequadamente dentro da lei.

– Avaliação de risco:
O compliance deve agir de maneira ativa para identificar e avaliar riscos associados à conformidade de todas atividades dentro da empresa. Auxiliar no desenvolvimento de novos produtos, práticas comerciais e novos negócios.

– Testes e relatórios:
Monitoramento e avaliação das conformidades através de testes, onde os resultados devem ser relatados com procedimento internos de gestão de risco.

Você pode utilizar-se do programa do compliance no que se refere ao direito empresarial ou no direito do trabalho. O importante é estar bem assessorado para garantir que leis, normas internas e externas estejam sempre em conformidade.

Do ponto positivo, uma empresa que tem em sua cultura o fortalecimento de Compliance, permite o agregamento de valor em sua marca, pois cada dia mais, empresas selecionam fornecedores por estarem inseridos em políticas similares.

Do ponto negativo, pode-se evitar despesas de ordem financeira volumosas. Na questão empresarial, pode haver punições de órgãos reguladores e na questão trabalhista, reclamações trabalhistas pelo cometimento de assédio moral.